quarta-feira, fevereiro 17, 2010

19ª Semana!!!





Nossa, continuo me surpeendendo como tudo passa rápido: 19ª semana de gestação já! E está tudo ótimo com o bebê. Na terça farei uma nova ultrassom na tentativa de visualizar o sexo. Vamos ver se desta vez vai né?

Essa semana foi bem legal. Muita diversão: praia, shoping,churrasco,enfim. Depois posto umas fotos aqui.

Como de costume, vou colocar o resumo do que se passa comigo e com o bebê nesta semana.


Seu bebê

200 gramas e 15 centímetros. Seu futuro bebê ainda é ainda um peso pena que, a cada dia, está ficando mais inteligente. Uma substância chamada mielina começou a se formar em volta de seus neurônios. Isso garantirá a perfeita transmissão de impulsos elétricos no cérebro da criança. Era só o que faltava para o sistema nervoso dela funcionar perfeitamente.

Sua gravidez
Se você está se sentindo insegura e cheia de dúvidas nesta fase, procure conversar com o obstetra. Anote tudo o que precisa perguntar e não deixe de questioná-lo sobre os sinais que por ventura possam denunciar problemas, como sangramentos, dores e febre. É fato: os inchaços incomodam muito neste período, mas podem diminuir se você não abusar do sal. Outra dica é consumir alimentos ricos em magnésio, mineral que ajuda a controlar os níveis da pressão e previne contrações uterinas fora de hora.


20 semanas de gravidez

Seu bebê está ganhando peso, e mede agora cerca de 17 centímetros, do alto da cabeça até o bumbum, sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas. Uma substância espessa e gordurosa, chamada verniz caseoso ou vérnix, envolve todo o bebê e protege a pele da imersão no líquido amniótico. Essa camada também ajuda no parto normal. O bebê está engolindo mais líquido esta semana, num bom treino para o sistema digestivo. Depois que ele bebe o líquido, o corpo dele absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso.

Uma boa maneira de se preparar para o parto e conhecer suas opções é fazer um curso pré-natal. Mesmo que você não seja marinheira de primeira viagem, esse tipo de aula pode trazer novas contribuições. É bom se planejar para ter concluído o curso com 37 semanas, quando a gestação terá chegado a termo, e o trabalho de parto poderá começar a qualquer momento.

Tome um cuidado especial para obter ferro suficiente na alimentação. Seu bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos, entre outras coisas. Se você não está tomando um suplemento vitamínico, pergunte ao seu médico se há necessidade, e não se esqueça de comer alimentos ricos em ferro, como carne vermelha magra, frango, peixe, lentilha e espinafre.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...