quarta-feira, maio 19, 2010

Brinquedos para cada idade


Por Patrícia Rodrigues

Os movimentos da criança estão ficando mais organizados e a atividade cognitiva é intensa. Nessa fase, ela vai se interessar em tocar, encaixar e fazer muito barulho. Veja os brinquedos mais indicados:

No chão: Se a criança está engatinhando ou caminhando, providencie itens que ela pode puxar e empurrar. Trenzinhos e carrinhos de boneca, por exemplo, são boas opções. As peças de montar e desmontar também são indicadas. Elas devem ser grandes, coloridas, leves e sem bordas ou pontas afiadas.

Para ver e tocar: Bonecas de tecido e bichinhos de pelúcia são os mais recomendados para crianças de 1 a 2 anos. Leves e vistosos, esses brinquedos vão estimular a visão e o tato. As costuras, os olhos e os narizes geralmente são resistentes, o que os torna perfeitos para tocar e apertar.

Fazendo barulho: Na fase de 2 a 3 anos, as crianças não ficam sentadas por muito tempo, então, os melhores brinquedos são os que irão incentivá-las a cantar, dançar e gesticular. A habilidade motora também precisa de estímulos. Por isso, aposte em bolas e blocos para empilhar. A psicopedagoga e terapeuta familiar Lea Chuster Albertoni, da Universidade Federal de São Paulo, também sugere deixar a criança brincar com panelas e tampas, para exercitar o encaixe, e colheres de pau, para bater.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...