segunda-feira, junho 14, 2010

Manual de uma mamãe de primeira viagem


Tenho uma amiga tão especial, a Ritinha, nossa, que amiga de verdade viu? Um dia conversando sobre as minhas preocupações pós nascimento do Arthur acabei deixando a coitadinha sem sono e olha só o resultado disso tudo logo abaixo:

Oi, Mari

Menina, tô sem sono e fiquei pensando em vc. Daí levantei e vim pro pc pensando em lhe dar algumas sugestões pra vc ficar de boa no seu puerpério.

1.Na cirurgia:

Como geralmente a anestesia é local e a gente participa de tudo, só evite falar pra não criar gases. E nas primeiras 24 h tb. Fale pouco se não der pra ficar calada.

2.Visitas:

Olhe, o ideal é na primeira semana evitar visita. A gente tá meio dolorida (não é com dor, ta? rss..), barriga inchada, a sensibilidade na flor da pele, e sem saco pra muita conversa. Eu fiz o seguinte: avisei pro povo q após o parto ia pra casa de minha irmã (mas fiquei em casa msm) e qdo voltasse pra casa, avisava. Foi ótimo. A primeira semana foi tranquilex, e visita só depois q eu já tava melhorzinha e mais calma.

Sugiro q vc diga pro povo q vai ficar na casa de sua mãe e qdo for pra sua, avisa. Daí só alguns familiares te visitarão e vc ficará mais tranqüila sem ter q fazer sala num momento desses.Vá por mim!

3. Absorvente: use o de uso Noturno! O “normal” não dá vencimento!

4. Amamentação: sugiro q evite passar pomada (hipoglós, pasta dágua, etc) nos mamilos, pois pra limpar é um ó. O peito tá sensível, a pomada gruda e enche o saco, limpar! No começo, blz, mas depois o peito fere. O ideal é usar a bombinha pra tirar o leite. Daí vc reveza: numa mamada: bombinha, na outra mamada: peito...Relaxe, pq logo o peito se adapta e não fere mais. E tem q ficar de sutiã, viu? Não tem jeito!

Ah, tem protetor (tipo absorvente) pra peito. Vende na farmácia.

5.Seu banho: Até tirar os pontos, bote um plástico no região dos pontos, q é pra não molhar e tome seu banho à vontade! O curativo é moleza, e o médico vai lhe orientar.

6. Nervoso: Ih, menina, a gente fica num “estado de nervos...”. Tem hora q dá vontade de chorar, a gente chora, se descabela, fica impaciente. Faz parte. Depois passa.

7. Seus horários: Aproveite pra descansar qdo o bb estiver dormindo. Nem pense em aproveitar o soninho dele pra fazer coisas, senão vc tá ferrada!

8. Levantar: isso é muito ruim na primeira semana. Dá a sensação (só sensação, viu?) de q os pontos vão romper. Não faça força pra levantar. Peça pra alguém lhe ajudar.

9. Cuidados com o bb: Relaxe, ele é frágil, mas não se quebra! E só chora se tiver desconfortável ou com fome. Não estranhe se ele ficar hoooras dormindo ou quietinho.E não caia na bobagem de querer dar de mamar se ele tiver dormindo ou quietinho, só porque tá na hora. Deixe ele pedir... rss...

- Não fique na neura de toda hora ir verificar se ele ta mijado ou fez cocô (bem, cocô vc vai saber logo, pois feeede! E xixi não mata. Se tiver dormindo, deixe quieto.) Qdo ele acordar vc verifica). E se vc ganhou aquele sensor q apita qdo o bb faz xixi. Esqueça! Eu usei um e joguei fora, pois mal trocava a fralda, o troço apitava.(Ah, mas naquela tempo usava fralda de pano...) Hoje ta chic!

- Se tiver amamentando não precisa nem dar água pro bb, viu? É só peito mesmo e mais nada. Água, cházinho, não precisa nada disso.

10. Marido: não tem jeito nêga. A gente praticamente esquece o bofe (kkk). Aproveite um soninho do bb pra fazer denguinho no papi, se não ele fica com ciúme.

Pronto, mami. Me arvorei a pitacar e fui me lembrando dos meus tempos de grávida (tive 3 bbs, 2 normal e 1 cesariana).

No mais, é relaxar, se cuidar e continuar curtindo essa coisa maravilhosa q é a maternidade.

Bjim, e qq coisa, tamos aí!



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...