Na viagem que fiz na net hoje, encontrei umas dicas legais sobre o desenvolvimento psicomotor do bebê no blog da Mel. É muito útil estarmos antenados para estimularmos corretamente cada fase sem o risco de queimar etapas.
Desenvolvimento Psicomotor
RN: -interessado no rosto do adulto
- preferência por alto contrastes, cores fortes e vibrantes
2/3 meses: -reflexo de preensão palmar
-segue visualmente 180º
4 meses: -leva mão a boca
-segura objetos
-mão aberta a maior parte do tempo
5/6 meses: -controle cervical
-leva os pés a boca
-rola
-passa objetos de uma mão a outra
-reação de proteção para frente.
O processo de desenvolvimento!!!!
Ao nascer a criança já conta com seus órgãos sensoriais basicamente em funcionamento, possui capacidade de reagir a determinados estímulos de seu ambiente bem próximo.
-A visão do bebê se desenvolve através da ação do olhar, e a audição, da capacidade de ouvir e escutar, entre outros progressos sensoriais associados aos diversos comportamentos que afloram.
-Seus movimentos manuais involuntários se convertem em ensaios intencionais como o de pegar um chocalho e sacudi-lo .
- Sua linguagem é iniciada com o choro que passa a ser um meio de comunicação, começa a perceber que chorando ou tb emitindo sons consegue atenção e alimento, aprendendo tb que com essas reações estabelece contato com os demais
-Quando a criança emprega suas mãos para atingir e pegar objetos começa a perceber diferenças entre os mesmos, como suave, duro, áspero, fino, por isso faz-se necessário oferecer-lhe diferentes objetos e brinquedos estimuladores.
-Logo, ela começa a fazer com que as coisas aconteçam, atira um brinquedo para perceber o som que a queda produz ou seguir seu movimento, estabelecendo deste modoas primeiras relações de causa e efeitoe as espaciais e temporais.
-No desenvolvimento de suas emoções inicialmente sente satisfação olhando o rosto das pessoas que a atendem e com o aconchego que elas lhe proporcionam, chega a rir e sorrir em resposta às expressões e desfrute dos jogos ativos que hle facilitam.
Brinquedos
0-4 meses: Quadrinho divertido do gato- quadrinho de uns 10 a 15 cm no qual está pintado um gatinho de preto e branco (cores que o bebê comumente enxerga no 1º mês de vida), com guizos e um elástico por detrás, para o adulto segurá-lo na palma da mão.
-Móbile de fitas: móbile de fitas coloridas e brilhantes.
-chocalho colorido
-móbile de animais
-pulseirinhas ou tornozeleiras sonoras
Nesse período o bebê progride no sentido de iniciar o controle da cabeça e do tronco, como tb a mobilização de seus menbros, além de despontar do seu sorriso social e das vocalizações, interagindo assim com os seus, principalmente com a mãe.
É nesses primeiros meses que o bebê começa a relacionar-se com a mãe, seguindo-a com o olhar e acalmando-se ao sentir sua aproximação ou ouvir sua voz. É portanto ela a a pessoa normalmente indicada para "brincar" com a criança nesse período.Aos poucos essa vinculação vai se estendendo aos demais membros de seu convívio.
Sugestões de brinquedos ou brincadeiras para estimular o desenvolvimento do bebê nos primeiros meses.
No colo: Com +ou - 3 meses período em que se espera que manifeste risos e sorrisos no momento em que mostrar satisfação ao ser tomado no colo de sua mãe, é recomendável que lhe faça "brincadeiras" face a face, utilizando risos e vocalizações para estimulá-lo a expressar alegria através desses comportamentos.
No berço: Pendurar móbile de fitas coloridas e brilhantes no centro do berço e em posição baixa para que a criança possa se distrair com o brinquedo.Minha professora dizia que o móbile deve sempre estar ao alcance da criança para q ela possa mexer nele com as mãos e pés!!!!
No bebê conforto: Sacudir o chocalho diante de seus olhos aproximadamente 25 cm de distância quando este fixar o olhar no brinquedo, movê-lo lentamente de um lado para o outro, horizontalmente, se ele reagir positivamente tentar outra direção. Essa atividade ajuda o bebê a reagir a um determinado estímulo por movimentos corporais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário