terça-feira, novembro 23, 2010

O sono do bebê

Meninas e meninos,


Na última semana tivemos noites bastante complicadas com o Arthur. Ele está estava muito agitado!( Bem diferente do que mostra a foto acima. Por sinal, neste foto o papai até brincou dizendo que ele estava orando pedindo perdão por ter sido mal criado, pode?) Tem acordando várias vezes a noite e em uma das noites ele simplesmente resolveu ficar acordado de 1h da manhã até amanhecer o dia! Como se não bastasse, o seu comportamento está totalmente alterado durante o dia: dorme pouco, demora dormir, resiste em tomar o leitinho(algumas vezes), grita,chora, enfim. As troncos e barrancos, por sabermos da importância da rotina, vamos tentando mantê-la, mas estamos completamente esgotados (por isso ando sumida dos blogs de vocês). 

Ele acabou de fazer 5 meses e não sou nenhuma expert nas questões relativas a saltos ou picos do desenvolvimeto ( alguém se habilita?), no entanto, imagino que ela possa estar vivendo um destes momentos e aliado a isso tudo está o incômodo da gengiva. 

Estamos aceitando sugestões viu? Please!

5 comentários:

Maria Adriana disse...

Amiga,
A Bia passou por isso também é super normal, fase e passa. No meu bloguinho tem um post sobre isso, to colando ele aqui pra vc.
Com a Bia foi até os 7 8 meses depois acabou!
Beijos no coração.
Madri

Pico de Crescimento.

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas.A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê.

Períodos comuns deste "picos de crescimento" ocorrem por volta dos:

* 7-10 dias
* 2-3 semanas
* 4-6 semanas
* 3 meses
* 4 meses
* 6 meses
* 9 meses (mais ou menos).

Salto de Desenvolvimento

Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Querendo só ficar no colo?ATENÇÃO MAMÃE,PODE SER UM SALTO DE DESENVOLVIMENTO!

Veja o que pode estar acontecendo...
O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim às vezes dão uma acelerada,outras vezes fica mais devagar etc. Existe um livro holandês que contém toda a cronologia destes saltos. O livro diz que o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho... O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE.

Então,nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior.
E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade.

Acho que deve haver uma certa variação entre bebês, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:

*05 semanas / 1 mês
*08 semanas /quase 2 meses
*12 semanas /quase 3 meses
*19 semanas /4 meses e meio
*26 semanas /6 meses
*30 semanas /7 meses
*37 semanas / 8 meses e meio
*46 semanas / quase 11 meses
*55 semanas / quase 13 meses
*64 semanas / quase 15 meses
*75 semanas / 17 meses

Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê de repente começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa...

O segredo é termos PACIÊNCIA, AMOR, CARINHO, COLO,ETC...Pois passa rapidinho!

Resumindo:PICOS DE CRESCIMENTO (que tem a ver com alimentação, aumento de demanda de mamadas do bebê para suprir esse periodo que precisa crescer mais).

SALTO DE DESENVOLVIMENTO (periodo onde o bebê esta desenvolvendo novas habilidades e muda de comportamento para "trabalhar" nessa nova habilidade).Ambos fenomenos podem ocorrer ao mesmo tempo, é só dar uma olhada como a tabela deles se intercalam em alguns periodos.

(Fonte: Gravidez Caminho de um Sonho)

Marina Queiroz disse...

Mari
È assim mesmo, o que os especilaistas chamam de picos de desenvolvimento mainha chama de " vai crescendo, vai mudando", rs. E diz ainda mais: se acostume, porque você já fez isso um dia, rsrsrsrs.
Pode ?
São os dilemas da maternidade, mas logo, logo ele se reestabelece de novo. Ele está mesmo crescendo e percebendo o mundo de outra forma, daí as mudanças nos comportamentos. Só nos basta "tentar relaxar", quando possível.
Beijocas
Marina
http://retratoquefala.blogspot.com/

(Mamãe) ~Pinel disse...

Hehehhe!!!
Muito provável mesmo que ele esteja passando por um dos saltos de desenvolvimento.
Na verdade o segredo é se dedicar a ele mais ainda nessa fase. Dar colo, carinho e passar segurança para ele, e claro, ter MUITA paciência, porque é difícil, a gente fica cansada, mas o lado bom é que passa e ele aprende uma coisa nova! =D

Beijo!

Milka disse...

Calma mamãe daqui a pouco passa e vc vai rir disso tudo.
beijus

Dani, a Mãe da Flor disse...

Oi!!!
Obrigada pela visita no nosso cantinho e desculpe a demora do retorno... passei aqui algumas vezes, li, mas ainda não tinha escrito!!
Ele dormia bem antes? Tem que comparar com o jeitinho dele, cada um tem o seu, né?!!
MF até passa por isso mas é rápido, depois volta à rotina dela e tudo bem!!!
Boa sorte!! E, vai passar!!!
Bjs!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...