quarta-feira, dezembro 08, 2010

Pequeno Manual para um bebê de 4 meses





Já disse aqui algumaas vezes que Arthur estava com a rotina meio louca. Na verdade a mamãe aqui passou tanto tempo lendo sobre gravidez que ele nasceu e eu não tinha lido quase nada sobre bebê a partir do nascimento! Segredo de estado, mas o fato é que não conhecia nadica sobre a importância da rotina na vida de um bebê. Então, tinha mais era que estar tudo muito louco mesmo. Após o primeiro mês, esgotada das noites mal não dormidas, pesquisei nos bloguinhos de vocês e vi que a rotina não só existia mas que muitas de vocês tiravam de letra! Comecei então, pasmem! aos 3 meses uma rotina com o bebêzulo. Tem dias em que tudo dá certo, noutros tudo vira uma bagunça. É assim mesmo?

Bom,durante as brechinhas em que ele está dormindo,além das muitas outras coisas que preciso fazer, leio, pesquiso, visito os blogs, tudo em busca de mais conhecimento que venha a acrescentar a qualidade de vida do meu filhote. E tem valido muito a pena!!!Num destes dias, encontrei coisas bastante legais e que ficaram perdidas aqui na pasta rascunho do blog. Arthur tinha 4 meses ainda, por isso as informações coletadas são sobre esta fase. Estou postando abaixo na íntegra. Espero que aroveitem tanto quanto eu.


Bebês de quatro meses de idade

1. Tente evitar a alimentação das duas da manhã antes que isto torne um hábito.

Perto dos 4 meses de idade, seu bebê (que toma mamadeira) não precisará ser alimentado mais que quatro vezes por dia. Bebês que mamam no peito não precisam de mais que cinco mamadas no dia. Se não eliminar a alimentação da noite nesta hora, ficará mais difícil parar assim que a criança crescer. Lembre-se de dar a última alimentação às 10 ou 11 da noite. Se o bebê chorar à noite, conforte-o com uma massagem nas costas e algumas palavras suaves em vez de alimentá-lo.

Note: Alguns bebês que mamam no peito continuarão precisando de uma alimentação durante à noite.

2. Não permita que o bebê segure a mamadeira ou leve a mamadeira com ele.

Bebês podem pensar que a mamadeira pertence aos pais. Uma mamadeira na cama leva a um choro no meio da noite porque seu bebê inevitavelmente irá alcançá-la e encontrá-la vazia ou no chão.

3. Faça com que qualquer contato no meio da noite seja breve e tedioso.

Toda criança tem quatro ou cinco despertares em cada noite. Elas precisam aprender como voltar a dormir sozinhas nestas horas.

Se o bebê chorar mais que alguns minutos, visite-o mas não acenda a luz, brinque com ele, ou leve-o para fora do berço. Conforte-o com algumas palavras suaves e fique com ele por menos de um minuto. Se o bebê estiver de pé no berço, não tente deitá-lo. Ele pode fazer isso sozinho. Se o choro continuar por mais de dez minutos, acalme-o e fique no quarto até ele adormecer. (Exceções: se sentir que o bebê está doente, faminto ou amedrontado.)
 
Alimentação

Seu bebê ainda deve tomar leite materno ou fórmulas infantis. Neste momento a maioria dos bebês toma 180ml a cada 4 ou 5 horas. Alguns médicos recomendam esperar para dar suco de frutas ao bebê até que possam segurar um copinho. Outros aconselham que comece com suco dos 4 a 6 meses, mas deve limitar o suco a poucos ml por dia.

Neste momento alguns bebês podem estar prontos para começar a ingerir cereais, principalmente quando puder sustentar a cabeça o suficiente para comer com uma colher, pois estes não devem ser dados cereais com uma mamadeira. Quando iniciar a administração dos cereais, ofereça cereal de arroz misturado a leite materno ou fórmula infantil. Também pode começar com frutas e vegetais amassados entre os 4 e 6 meses. Troque o alimento ou suco não mais do que a cada 5 dias para certificar-se de que o bebê não é alérgico ao novo alimento. Nunca deixe um bebê deitado com uma mamadeira. Isto pode resultar em má dentição e ocasionar infecções de ouvido.

Desenvolvimento

Os bebês começam a virar-se de bruços e de costas. A voz de seu bebê pode ficar mais forte e ele gritará quando estiver feliz ou chorará quando quiser comer ou ser carregado. Em ambos os casos, a melhor maneira de acalmar o bebê é com vozes suaves e relaxantes. Os bebês gostam de brinquedos que façam barulho quando sacudidos.

É normal que os bebês chorem. Nesta idade não há perigo de mimar demais um bebê sendo, portanto, bom satisfazer as necessidades dele rapidamente.

Sono

Aos 4 meses de idade a maioria dos bebês dessa idade dormem a noite toda e também fazem sestas de 4 a 6 horas durante o dia. Se os padrões de sono de seu bebê forem diferentes destes, talvez seja bom pedir opinião do seu médico a respeito de como manter seu bebê acordado durante o dia e dormindo bem à noite. Lembre-se de deitar seu bebê com o rosto voltado para cima.

Dentição

A dentição pode estar começando em seu bebê. Enquanto nascem os dentes, seu bebê babará muito e mastigará quase qualquer coisa, portanto providencie para ele um mordedor.




http://bbpontocom.blogspot.com/2009/03/bebes-que-tem-rotina-dormem-melhor.html
http://www.universodobebe.com.br/site/sono.php
http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?libdocid=3560&fromcomm=3&commrr=src











3 comentários:

Mãe do Enzo disse...

Adorei esse post, meu bebê ta entrando no 4º mês agora.
Dá uma visitadinha no meu blog
Bjs pra vc e o Artur.

Vida na Europa! Dia a dia e curiosidades disse...

Olá Mariza! Recebi seu e-mail sobre os sorteios, vou participar!
Adorei o seu blog, já tô seguindo! Quando der, dê uma passadinha no meu :)
O seu filho é um bebezão lindo! Parabéns!
Grande bjo!

Bealtifull Day. disse...

má, quando vejo esas coisas lindas de bebe , me bate aquela ansiedade meninaaa!! beijinhoss

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...