sexta-feira, janeiro 21, 2011

As mudanças no vínculo mamãe e bebê



Carinha de bravo esperando colo


Estamos passando um período em que Arthur tem demonstrado algumas mudanças em seu comportamento bebezístico. Explico: está mais dengoso, mais choroso, gritando bastante e na maioria ou todo o tempo só quer colo.    Pensei: será que é a fase das mudanças no vínculo? Corri então para as minhas pesquisas e nestas minhas andanças pela internet e nas twittadas da vida, acabei, nem sei como, encontrando este texto aqui, que copiei, colei aqui no rascunho do blogspot para socializar depois, mas cometi uma falha, esqueci de copiar a fonte! Então, quem souber, please, dá um toque!


As mudanças no vínculo mamãe e bebê

Os nove meses de gestação se passaram, o parto já aconteceu e um novo membro está presente na família. Os primeiros meses transcorrem com cada dia sendo uma nova descoberta, principalmente na relação entre a mamãe e seu bebê.
Com o passar dos meses cria-se um vínculo emocional, e a criança percebe sua mãe fazendo parte dela, como se a figura materna fosse sua continuidade. Podemos dizer que ambas constituem uma só unidade.
Estudos mostram que no intermédio do primeiro e o quinto mês de idade, a relação apresenta-se através da simbiose, ou seja, destacando o desenvolvimento emocional, em que a criança está unida à mãe em uma matriz única e indistinta - uma completando a outra: suprema perfeição. A mãe reconhece à distância o choro de seu bebê, seja este de fome, frio, ou necessidade de trocar a fralda. Ao passo que o bebê reconhece todas as características de sua mãe.
Por volta dos cinco meses, tem início um processo pelo qual a criança começa a perceber, não só o mundo que a rodeia, mas também as pessoas e seus próprios limites corporais. Como exemplo, que mãe já não sorriu ao ver o esforço de seu bebê, tentando alcançar o pezinho, ou explorando os brinquedos em volta do berço? Ele está estreitando contato com o meio ambiente. Toda e qualquer mudança faz parte do desenvolvimento. Por essa razão, foi necessário percorrermos juntos a retrospectiva acima, para alcançarmos a fase em que ocorre o processo de separação e individuação. Essa fase é marcada por uma extrema angústia de separação, na qual a criança passa a fim de obter sua identidade.

Carinha de choro...

Aos oito meses, os bebês começam a engatinhar adquirindo progressivamente as habilidades necessárias para separar-se fisicamente de sua mãe. Mas emocionalmente, a angústia aumenta provocando algumas reações no bebê, que podem percorrer desde a falta de apetite até a dificuldade em dormir.

Esses obstáculos que o bebê apresenta ao sentir-se sozinho mesmo que sua mãe esteja por perto, recebe como explicação, que este ainda não conseguiu reter a imagem da figura materna internamente, ocasionando angústia ao perceber que esta se afastou. Pois nessa fase, o que sai do campo de visão da criança é entendido como tendo desaparecido.
A brincadeira de achar e esconder, utilizando uma fralda, serve de exemplo. Ao cobrir o rosto do bebê, seu campo de visão fica limitado, e este acredita que a pessoa que está brincando com ele, sumiu. Porém, ao retirarmos a fralda, como num passe de mágica, a pessoa volta a existir e ele sorri.

Com a maturação, o bebê obtém a constância objetal emocional, e assim pode recorrer a imagem gravada internamente de sua mãe. Um recurso muito utilizado é eleger um objeto que represente o elo da relação mamãe e bebê, com o objetivo de proporcionar à criança o sentimento de segurança., mesmo estando longe da mãe.

Por fim, este artigo percorreu algumas fases, tentando ilustrar passagens que deixam sem respostas algumas mães. Se pensarmos que no início, o bebê imaginava-se uno com sua genitora e depois percebe-se sendo alguém diferente dela. A angústia provocada por essa sensação emite sintomas. E é normal a manha, o entristecer, a agitação ou a falta de apetite e dificuldade para dormir, fatores que trazem tanta preocupação aos pais.E ninguém melhor do que você mamãe, para saber o que seu bebê necessita nas horas de sono, alimentação, higiene, lazer entre outras coisas.


4 comentários:

Unknown disse...

aii ele ta mto fofo, tenho vontade de conhecer ele pra poder apertar.. dudu ja nao e mais bolotinha assim, agora e magrelo hahahaha.. lindooo.. aii amiga essa fase eh fogo mais passa rapido.. bjus

Unknown disse...

amiga tenho mtas receitas light, porem gosto de postar com a foto da minhaaa comida e ai acabo postando coisas nao tao light pq eh o que eu fiz no dia, mais pode deixar vou colocar algumas em pratica pra ter as fotos... bjus

Bealtifull Day. disse...

ihh nesa fase creio que tem que ter mta paciencia.

bju

Néinha Figueiredo. disse...

Adorei o post Mariza!

E esse mocinho esta um moção!

Amo esses olhinhos dele ...

Bjs nossos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...