sexta-feira, janeiro 14, 2011

Da série Mamãe Zumbi: Uma noite e tanta!

Foto tirada durante a "maratona" pela manhã.

Meninas, a semana que passou foi meio complicada. O Arthur resolveu que não queria dormir! Vocês já passaram por isso? O que fizeram? Ele foi dormir, como de costume as 20h, acordou as 23h para mamar depois acordou a 1h e não quis dormir mais! Ficou aqueles olhos bem graudos, a carinha super sapeca e só queria brincadeira. Claro que agente não brincava para que ele entendesse que aquela hora ela para estar dormindo, mas tinha momentos em que não resistíamos e caiamos na gargalhada. A solução foi revezar. Fui deitar 2h, levante as  4:30 para o marido dormir até as 7h. E vocês pensam que ele dormiu pela manhã? Que nada! Fiquei totalmente esgotada! 

Bom, por enquanto a história não se repetiu. Contudo, o sono dele continua tendo interrupções. Dorme às 20h, acorda as 23h para mamar ( até ai tudo bem). acorda as 2h reclamando ( verificamos se é sede, nariz congestionado, calor) e ficamos uns 15 minutos resolvendo o possível motivo da reclamação, acorda as 4h ou as 5h, quando é as 5h, agente coloca logo em nossa cama ( para ver se conseguimos pelo menos dormir mais um pouco até as 7h). No início, quando ele era bem mais novinho, atribuia isso às cólicas e a falta de uma rotina mais certinha, mas desde o 3° mês que temos uma rotina bem certinha, com o soninho durante o dia, as refeições certinhas, sem muito estímulo quando está próximo do soninho, enfim. 

Então meninas, o objetivo deste post vai bem além do registro. Quero mesmo um help, uma dica, troca de experiência, enfim. 

10 comentários:

Unknown disse...

Oi Mariza!!

Que sufoco né?
Hoje também tive uma noite de mamãe zumbi.
Pra te falar a verdade há mais de dois anos não sei o que é dormir a noite inteira...mesmo que a gente durma até mais tarde, acordo duas vezes ou três por noite, pq Bia quer mamadeira.
Se dorme cedo acorda cedo.
Se dorme tarde, acorda tarde e dorme mal.
Também tô precisando de um help amiga.
Nesse meio tempo a gente fica um bagaço, né?
Só não dá pra ficar brava pq é só olhar para eles pra gente se derreter...né??
Beijosssssss
Pri&Bia

Minhas Minimulheres disse...

Oie! Vejo que está passando por uma fria rssrsrs, eu nem sei o que te disser nessa hora, pois eu não tive problemas com as minhas florzinhas. Uffffa...
Mais eu pesquisei umas dicas e quero compartilhar com vc.

Dicas para seu bebê dormir bem
• Assim que os pais se sentirem seguros - em geral no final do primeiro mês - o bebê deve ser acomodado no quarto dele. Ainda que possa parecer difícil, melhora o sono dos pais, dá maior conforto à criança e é fundamental para que aprenda a dormir sozinha.
• O quarto deve ser tranquilo, ensolarado (principalmente pela manhã) e arejado. À noite, deixe-o no escuro e em silêncio. Use uma luz fraca apenas para a troca de fraldas ou quando for amamentar.
• Evite escurecer o quarto durante o dia. Deixe o bebê dormir com a luz natural e não adote a política do silêncio absoluto na casa. Durante o processo de aprendizado das diferenças entre dia e noite, é bom que ele se familiarize com os sons da rotina doméstica.
• Vista a criança de forma confortável, cobrindo inclusive as extremidades, porque pés e mãos ficam mais frios que a parte central do corpo. Lembre-se de que bebês perdem calor mais rápido que adultos, por isso tente manter o quarto em uma temperatura constante e agradável (nem muito quente durante o dia, nem muito frio à noite).
• No início, quando ainda se mexe pouco, procure colocá-lo deitado do lado direito, com as costas apoiadas em um travesseirinho. Essa postura, sobretudo depois da amamentação, ajuda a digestão.
Evite
• Berço não é lugar de brincar, ficar de castigo ou comer. Bebês devem associar o berço apenas à hora de dormir.
• Evite fazer o bebê dormir no colo ou na cama dos pais. Coloque-o acordado no berço e procure acostumá-lo com esse procedimento. Isso faz com que ele não dependa dos pais para pegar no sono e se sinta mais seguro.
• Não saia correndo ao primeiro sinal de que ele acordou. Às vezes, a criança desperta ao mudar de posição ou sonhar. Dê-lhe a chance de aprender sozinho a pegar novamente no sono.
• Não encha o berço com brinquedos, travesseiros ou cobertores que possam sufocar o bebê.
• O quarto não pode ter exageros na decoração e deve ser relativamente isolado de ambientes sociais, como a sala de TV ou jantar.

Curiosidade: Quando o bebê ainda está no útero, o movimento de andar da mãe o embala para dormir. Sendo assim, o recém-nascido ainda adora ser balançado e embalado. Envolver o bebê com cobertas o fará se sentir "em casa". Muitos bebês também gostam de música.

Espero que essas dicas possa te ajudar.
Beijokasss e mantenha-se calma e tranqüila.
☪ حنان مصطفى ☪
www.trakinandocommamae.blogspot.com

Unknown disse...

Aiii amiga ja tentei antes te ajudar e nao deu, mais hoje vou palpitar mais um pouco hehehe, quando o dudu acordava de noite eu nao dava nada nem leite nem agua e fazia ele dormir de novo, quando eu dava mama pra ele criou uam rotina e todo dia naquele mesmo horario ele acordava esperando algo, dai pra cortar esse cortume, quando ele chorava de noite era o marido que ia la e fazia ele voltar a dormir sem tirar do berço, e isso funcionou, com 1 semana ele parou de acordar a noite.
Tem uma tecnica da encantadora (sei que vc nao gosta) que quando o seu bebe acorda td dia no mesmo horario tipo as 3 da manha, voce vai la as 2 e acorda ele e faz ele dormir e pronto no outro dia isso acaba, quando o dudu voltou a acordar nos mesmos horarios fizemos isso 1 dia e pronto resolveu...
ai amiga mta sorte e paciencia pq os bebes sao terriveis hahaha.
bjus

Denise Freitas disse...

Oi MAriza, como o Artur está lindo. Um bbzão, parabéns!
Obrigada pelo carinho lá no blog.
Ando sem tempo de comentar, por isso não fique chateada comigo, viu? Sempre que der eu passo aqui pra ver como vocês estão.
Não achei o post que você fez da Manu e o link que você enviou deu erro!

bjs,

Nanda disse...

A minha ta só com um mês então não é o mesmo problema do seu, no meu caso, o médico mandou embrulhar ela mais, deixar bem quentinha de noite, que eles dormem mais e de dia mais fresco, e fazer esse lance de não ter silencio durante o dia, manter a rotina normal da casade dia e a noite silencio onde o bebe dorme... O duro é que se pudessemos adivinhar o que os pequeninos querem ia ser tão bom ne,..rs
Mas a dica do trakinando com a mamãe parece que será boa, vamos tentar!heheheh
Boa sorte, beijo

Unknown disse...

Opa economista?? aii me socorrre sou uam agstadora de primeira hahahaha, tenho vontade de estudar economia pra entender o basico afinal cuido das contas aqui de casa, e sempre quero investir em algo.. sou mao de vaca tbm amis gasto bastante hahaha... entao sobre os pedaços o pedi do dudu disse que com 11 meses ele comeria o mesmo que nos dai segui as dicas dele e deu certo.
Ele me isse que era pra amassar a papinha no garfo e se ele tivesse ansia ai sim bater no liquidificador e ir acrescentando pedaços aos poucos, dudu nunca teve ansia e e eu continuei so amassando, com 8 meses colocamos o feijao e legumes macios em pedaços, porem o arroz como é um pouco perigoso ele pediu pra esperar ate os 9 10 meses, com 7 meses eu colocava macarrao de letrinha e depois passei pra argolinah e conchinha... voce tem que tentar introduzir aquilo que o tutu aceitar se ele provocar ansia pode ser pelos pedaços ou tbm pq esta cheio.. o dudu tem mta ansia quando ja comeu mto...
bjus

Mimos da Sandrinha disse...

Oi, Mariza
Obrigada pela visita e boa sorte no sorteio!
Bjo

Tenikey disse...

Se ele tira cochilos durante o dia, deixe o quarto com a luz acesa, conversar com ele sobre o q é noite e o q é dia tb é legal. a noite começe a acalma-lo as 19 hrs depois de comer e mamar e tals, vai falando q a noite ta chegando e q ele precisa dormir e tals. um banho uma shantala musica classica, nada de tv viu. vai acalmando ele. e deixa o quarto escuro. tenta essa. ve se dá certo. jaja o reloginho dele acostuma.
beijos

Ana disse...

Oi Mariza!!! nossa,nem sei o que lhe dizer..o Eno era um terror p dormir,hehehe..ele acordava nada menos que 8 vezes na madrugada..e o mais tragico era que eu contava! :-P
rsrsrssrs...fiquei tao traumatizada que gelo pensando nisso na hora de te routro filho,acredita??rsrsrs..mas dizem que é uma fase..tomara q vc tenha mais sorte que eu! e tb,com essa cara sapeca e linda no berço, a gnt fica é feliz em ficar acordada!!
beijos,otimo fim de semana e boa sorte no sorteio la do blog! ;-)

Melissa disse...

Oi Mariza,
Minha bebê ainda tem 4 meses, então estou mais para receber conselhos do que dar, mas hoje mesmo eu li uma reportagem que talvez te ajude (http://bebe.abril.com.br/0_12/saude/as-quatro-crises-do-crescimento-do-bebe.php?pagina=13&number=13#Spage). Depois passa lá no meu blog (www.ideiasdevo.blogspot.com) e me diz se foi de alguma ajuda. Beijos!
Melissa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...