quinta-feira, janeiro 27, 2011

Uma preocupação...



Existe uma coisa que tem me preocupado um pouco. Nada que tire o meu sono, mas que no final acabo mesmo sem dormir. Vou explicar: Nos primeiros três meses do Arthur dormia bastante durante o dia e a noite acordava para mamar ou quando estava sentindo as benditas cólicas, o que ocorreu bastante (o Milycon que o diga!) tadinho. No 4º mês as cólicas passaram e ele deixou de mamar na madrugada pois dávamos a ele a mamada dos sonhos sugerida pela encantadora de bebês ( não sigo a risca suas idéias pois as considero uma espécie de adestramento mas resolvi adotar uma rotina equilibrada e a mamada dos sonhos) então ele só acordava com o nariz congestionado,colocávamos o sorine e ele dormia novamente. Isso acontecia no máximo duas vezes na noite. O soninho do dia era perfeito! Pela manha entre 1h/1:30 de sono e pela tarde 2h/2:30 de sono interrupto. Estava vivendo um sonho!

Antes de continuar a descrever esta rotina, preciso explicar que: amo o meu filho, adoro estar com ele, curtir cada minuto,mas não tenho ajudante e faço as coisas dele e as nossas enquanto ele dorme e isso inclui colocar roupas sujas na máquina, dobrar, guardar, limpar a casa...enfim, tudo! Tá certo, tenho uma diarista que vem a cada 15 dias fazer a mega faxina, mas ainda assim é complicado. Pensem ai que as pessoas diziam pra mim, filha, quando o bebê dorme a mãe dorme! Pergunta: how? ).

Well, no 5º mês o bebê que já estava super esperto e já sabia o quanto era (é) legal ficar acordado, brincar com a mamãe, com os brinquedinhos, dar os seus gritinhos e risadas, enfim. As sonequinhas foram reduzidas,mas continuou dormindo e a noite sempre acordando 2 ou 3 vezes sem um motivo aparente e agente ficado hiper cansado! E ainda viria mais! A partir do 6º mês o que fez ele? Decidiu tornar extinta a soneca da manhã! Pode gente? Dorme no máximo 30 minutinhos! Ontem mesmo ele dormiu 30min pela manhã e a tarde dormiu 20min. Gente, o que torna as coisas mais complicados não é o fato dele ficar acordado mas ele querer colo a maior parte do tempo! Isso está me causando um grande esgotamento. Vivo com dores nas costas! Vivo estressada! Quando o marido chega, ao invés de encontrar uma mulher cheirosa e sorridente,tem encontrado uma mulher cheirando a Mucilon e triste ( de cansaço!).

Já estou em casa há 7 meses com ele e parece ter mesmo chegado a hora de voltar a trabalhar. Será mais saudável pra mim, pra ele e até para o meu marido. Contratamos uma babá que confiamos, mas que ainda assim será supervisionada por mim mãe ( que mora em frente a nossa casa) e a diarista virá uma vez na semana. As minhas férias terminam no dia 06/02 e no dia 02/07 retorno ao batente. Sei que vou morrer de saudades dele: do seu cheirinho, do seu sorriso, do seu denguinho... Amo demais o meu pimpolho,no entanto, não posso mais viver cheirando a Mucilon! Admiro e muitoooo (de verdade mesmo!) quem abandonou tudo para viver em dedicação exclusiva para o filhote,contudo, definitivamente, (não me crucifiquem!) não consigo! Essa não sou eu. Sou mulher,mãe e profissional. Não consigo ser mulher e mãe somente. Fica um vazio e isso, por sua vez, é preenchido por um estresse enorme e nem o meu filho, nem o meu marido merecem isso.

Bom, ainda que tenha decidido o que fazer para ficar menos estressada queria saber de vocês dicas para o sono de Arthur,principalmente o noturno, ser melhor. Como são as coisas por ai? Se são normais, socorram esta mamãe aqui com as super dicas que só vocês sabem dar.

8 comentários:

Alethéa disse...

Oi Mariza! Olha, vou te contar da minha experiência. Meu filhote fica na escolinha desde os 5 meses. Voltar a trabalhar foi muito, muito triste para mim pelo fato de ter que ficar longe dele o dia todo. Mas, por outro lado, retomei outros aspectos da minha vida, sem deixar de lado minha maior prioridade: meu filho.

Esta "separação" vai ser boa para vcs dois, pode ter certeza. Lembre-se: qualidade é melhor que quantidade. Melhor Arthur passar uma pequena parte do dia ao lado de uma mamãe disposta e feliz do que passar o dia todinho ao lado de uma mamãe estressada, que tenta "ninar" ele rapidamente para fazer as tarefas domésticas, não acha?

Boa sorte!

Maria Adriana disse...

Amiga,
Alguns bebes realmente não necessitam de tanto sono como outros. Isso é super natural, não se preocupe. Mais meninos tem mais dificuldades em dormir, tiro pela o da minha irma e meu afilhadinho!Sempre cordando a noite sem motivos. Lembre-se bebes sentem muuuito calor, por isso roupas bem leves devem ser abusadas! A Bia dorme com o ventilador ligado a noite toda!
Outra coisa importante, nada de bixinhos no berço, pouca luz no quarto e a famosa naninha ( paninho) eles adoram! E a mamadeira dos sonhos deve conter algo a mais que o leite, um Mucilon, um Sustagem Kids pra forrar bem a barriguinha. Ah eu dou água pra Bia antes de dormir. Quanto ao colo, o jeito que achei com a Bia foi encher o chão de coisas coloridas e divertidas e ela amaaaa! desde pequenininha. Mesmo na cozinha, na lavanderia, poe no chão e deixa!Ele vai se acostumar loguinho.
Volte sim ao trabalhao isso é essencial! Faça como eu, adote o quadro de anotações. No quarto da Bia tem um quadro onde a baba anota tudoooo! que horas acordou, troca de fralda, se fez coco, xixi, o que comeu e tudo mais!!!
Espero ter ajudado!
Beijos no coração.
Madri

Cláudia Leite disse...

Má,

A volta ao trabalho vai dar saudade, mas tb te fortalece. Hoje nós somos profissionais e precisamos deste estimulo, fazemos parte da construção do futuro de nossos filhos, é também uma grande responsabilidade. Abdicar a vida profissional não só tira a realização da mulher mas também limita um futuro melhor para nossos pekenos neh?

Quanto à naninha, infelizmente não posso te ajudar...rsrs

Boa sorte, bjo.

Thais Scavassa disse...

Oiii... ja conversamos muito sobre o sono né, o que eu posso te dizer é que existem fases e nem tudo esta perdido, o dudu teve uma epoca que ficou assim e depois passou, hoje ele dorme a noite toda, o primo dele da mesma idade nunca domriu a noite toda, ou seja cada criança é uma criança... volte a trabalhar sim e curta melhor o tempo com o seu filho... boa sorte amiga... bjus

RENATA disse...

Oi Mariza!
Tb estou assim, está chegando a hora de retornar ao trabalho e ao mesmo tempo que sei que sentirei muita falta dele, não consigo me imaginar largando tudo para ficar em casa, só cuidando dele e dos afazeres domésticos, que aliás, eu detesto!

Sobre o soninho não sei como te ajudar!
O Lucca começou a dormir a noite toda desde os 2 meses e nunca mais acordou de madrugada, por isso nem sei o que te falar!
Mas acredito que cada criança tenha o seu ritmo, tenha uma rotina de sono diferente. Conheço amigas que os bebês ainda acordam muitas vezes durante o sono, acho que é da própria criança mesmo!
Boa sorte no retorno ao trabalho!!!
Beijinhossssssssss

Marina Queiroz disse...

Mari
Você desistiu da licença ou a secult não liberou?
Menina, tô de carteirinha e fâ clube entendendo perfeitamente o seu post.
Eu também não me vejo só em casa, e apesar dos pesares, trabalhar me faz um bem enorme.
Bom retorno.
Ah, divulga aí no seu blog o meu sorteio do sabonete artesanal. E você, não se inscreveu porque?
Eu já tou inscrita no seu dos cds.
Bjus e preciso passar aí antes do recesso acabar.

Mônica Albuquerque disse...

Oi Mariza comecei a seguir teu blog hoje e por conscidência tenho uma garotinha q tem praticamente a msm idade do seu pequeno, a minha Niniel vai completar 6 meses amnhã 28.
As sonecas dela estão bem parecidas com a do Arthur, só duas e bem rápidas.
Acho que é quase padrão msm dos babys apartir dos seis meses dormem bem menos, derrepente essa inquietação do Arthur em querer só colo pode ser algum pico ou salto (vc já pensou nisso? ou msm dentinhos...só observando msm na convivência.
E quanto a trabalho concordo em grau e genero com td que vc falou, eu tb não conseguiria ficar só em casa sendo Do Lar e mãe, gosto do que faço e só me sinto completa assim.
Um abraço

Geovana Centeno disse...

oi querida deixe eu pensar, bom com o Caio ele não dormia nada durante o dia, era bem agitado e queria muito colo, só dormia noite e mamava bastante durante a noite, dormia comigo, já a Mariana, foi bem dorminhoca, mas acordava de 2hrs ou 3hrs para mamar a noite de durante o dia a soneca da tarde era de umas 3hrs e dormia ate as 10 da manhã, depois de 4meses eu cansei porque sou sozinha pra tudo aqui, não tenho diarista não...ai coloquei ela na cama e esta ate hoje, e continua mamando, não posso te ajudar em nada, não sei te dar uma dica pro Arthur dormir melhor, ah quem sabe um chazinho de camomila...beijocas nos dois e obrigada pelo apoio.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...