quinta-feira, julho 14, 2011

O brincar



A minha relação o brinquedo e as brincadeiras é um tanto antiga. Tive uma infância que considero "de verdade": brinquei de roda,pega-pega,casinha e com os vários brinquedos que ganhava e fazia questão de socializar com as amiguinhas. Noto que muito do que sou, em especial os aspectos relativos a sociabilização, devo a minha infância e a maneira como fui educada.

Como educadora muitos aspectos relativos a criança hoje me preocupam.Quero destacar aqui a importância do resgate as brincadeiras "antigas", que estão se perdendo dia-a-dia. Um dos motivos para que isso se perca é o corre-corre diário oriundo das muitas atividade em que estamos envolvidos e nem sempre podemos nos dedicar como gostaríamos a este aspecto tão relevante da educação dos pimpolhos. 

É preciso ter muito bom senso para dosar as atividade e um pouco mais de sacrifício da nossa parte para brincarmos com os nossos filhos e incentivá-los. Não podemos permitir que jogos, desenhos em TV a cabo substituam,o nosso papel de pais. Não estou aqui dizendo que sou contra a TV a cabo, aos jogos,computadores,muito pelo contrário! Eles também podem desempenhar uma função importantíssima no desenvolvimento cognitivo e motor dos filhotes mas não nos substituem e mais ainda: se não forem dosados na medida certa alienam!

Hoje vi uma matéria em um site comercial mas que achei interessante, um título bastante expressivo e um texto super leve. Vale a pena conferir! Veja AQUI.

Bom gente, o que quero frisar mesmo aqui é que criança tem sim que brincar e muito! Por meio da brincadeira ela se desenvolve, se socializa, melhora a qualidade do sono e até abre o apatite! E então, que tal nos jogarmos no chão com os filhotes assim que pudermos e brincarmos com se essa fosse a única coisa que tivéssemos que fazer no dia? Depois me contem como foi, combinado?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...