sexta-feira, agosto 20, 2010

A dificil "arte" de ser vacinado


Ontem tivemos um dia difícil. Como Arthur completou dois meses, tinha quatro novas  vacinas para tomar e mais um dose de reforço da anti-pólio. Como sempre, saimos em "comboio". Eu, meus pais e Arthur ( Ronaldo não pode estar presente devido as demandas excessivas do seu trabalho, mas está presente todo o tempo no cel). Depois de toda aquela preparação clássica para sair de casa, começamos a "peregrinação" nos postos de sáude. O que acontece é o seguinte, sempre tem a vacina X e não tem a vacina Y e as conversas são as mesmas, o lote é pequeno, acaba cedo, não se sabe se terá no dia seguinte e blá,blá,blá...  Pagamos tantos impostos e não conseguimos visualizar a reversibilidade dos mesmos,mas, paciência.

Arthur precisava tomar a tetravalente, rotavírus, meningite e peneumocócica então, fomos primeiro ao posto do bairro Pau Míúdo, mais próximo. Lá ele recebeu três vacinas: tetravalente, anti-pólio e rotavírus. As moças que aplicaram muito mal humoradas por sinal ( esse é outro ponto que não consigo entender: por que pessoas tão mal humoradas resolvem trabalhar na área de saúde e com crianças?). Seguimos então para o posto do Barbalho, lá o atendimento foi um pouco melhor, salvo um detalhe: o senhor que aplicou não usava luvas! Apenas lavou as mãos... (Será que não tinha? Seria desleixo?, como ele lavou as mãos,preferi nem perguntar). Lá ele tomou a vacina contra a meningite. Perguntamos sobre a pneumocócica e ele teve a coragem de dizer que chegam poucas ( 5 ou 6 por dia) e que tem gente que guarda para os parentes! Ai,ai...

Fomos então a um último posto pois na verdade já achavamos que Arthur tinha sofrido muito com duas furadas, uma em cada caixa pra tomar mais uma  e se não tivesse naquele, ele tomaria depois. Lá também não tinha e o homem que nos atendeu informou que o Estado não estava enviando!!! O engraçado é que não é isso que as propagandas de governo nos mostram...

Parece que encontrar a vacina pneumocócica num posto público de Salvador será como achar uma agulha no palheiro... O pior que o custo dela na rede privada é altíssimo, em torno de mil reais!

Bom, isso tudo ainda não foi o pior... Ainda viria! Os efeitos colaterias em nosso pimpolho...(assunto para outro post).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...