segunda-feira, outubro 25, 2010

Blogagem coletiva - A ética na blogosfera

Hoje as meninas e mamães daqui da  blogosfera propuseram uma blogagem coletiva sobre a ética nos blogs. Um tema extremamente interessante e que pode render boas discussões. Até onde vai a minha liberdade e direito de expressão nesta tribuna livre que é virtual?Qual a linha que separa o plágio da referência\inspiração? Seria a ética capaz de limitar a criatividade no âmbito das idéias?

Hoje mais cedo conversava com uma amiga e também blogueira. Foi um papo rapido,via msn mas que me fez pensar sobre algumas coisas a partir de uma situação que ela compartilhou. Não citarei nomes por questões éticas. Certa vez,ela teve vontade de escrever sobre um determinado assunto e quando deu por conta,outra blogueira ja tinha escrito sobre aquilo. Ela então optou por não escrever temendo parecer plágio. Uma outra blogueira  bem conhecida nossa nao fez um determinada receita em seu blog por que a mesma já existia na internet. 

Pergunto, as coisas surgem do nada? Ao nos sentirmos pouco à vontade para expressarmos a nossa visão sobre algo não estamos limitando ao outro uma oportunidade de debate, um momento de ampliar idéias?

Precisamos ter cuidado para nao cairmos no extremismo, radicalismo. É ético escrever sobre o que já foi escrito, citar as fontes, enfim. Não é ético copiar e colar, com o perdão da palavra,descaradamente,como muitas às vezes acontece.  Além de desrespeitoso, é perigoso e limita a criatividade! Sejamos éticos mas não sejamos acanhados e nem nos sintamos tolhidos a não produzir um texto por medo de ser mal interpretados. Sejamos sobretudo coerentes!


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...