terça-feira, outubro 12, 2010

Sono do bebê - Algumas dicas

    “O sono da criança merece atenção especial porque dormir é uma grande ferramenta para o        desenvolvimento cerebral. Entre os três e os seis meses de vida, toda vez que a criança dorme estão sendo formadas proteínas fundamentais para sua memória, sua capacidade de aprendizado e seu crescimento corporal”, explica Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein.É bem verdade que um bebê muda toda a rotina do casal, principalmente à noite. Nos primeiros meses de vida, uma coisa é certa: dificilmente nós papais e pobres mortais teremos boas noites de sono, pelo menos até descobrirmos alguns macetes. Resolvi escrever sobre isso depois de quase 6 meses observando como Arthur se comporta na hora do soninho. É bem verdade que muito diferente a cada mês e às vezes a cada semana. Contudo, já pude identificar alguns fatores que interferem em seu sono. Vale ressaltar que a mamãe aqui está longe de ser uma PHD no assunto.


Após o terceiro ou quarto mês que o cérebro do bebê manda comandos para que eles fiquem acordados, assim seu organismo se regulariza e o repouso acontece nos horários certos. No entanto, os pediatras afirmam que é comum o bebê ter quatro ou cinco despertares em cada noite. Um dos motivos pode ser fome e ansiedade. A falta de rotina ou disciplina também são outros motivos. Por isso, desde o início é importante estabelecer algumas regrinhas.

1.Se o bebê ainda não foi habituado a adormecer sozinho, os pais devem fazê-lo o mais rápido possível. É bastante importante que o bebê consiga adormecer sem necessitar que lhe embalem, pois se ele se habituar a isso e acordar durante a noite, muito dificilmente conseguirá adormecer sem essa ajuda.

2.Na hora em que o bebê começar a chorar, vá até o quarto e com ele fora do berço, sem acender a luz, conforte-o com algumas palavras suaves e fique com ele por menos de um minuto. Caso ele esteja em pé, a dica não é tentar deitá-lo, ele pode fazer isso sozinho. E se o choro persistir, por mais de dez minutos, acalme-o e fique até ele adormecer. Mas não faça isso se ele estiver doente, faminto ou amedrontado.

3. É importante que a mãe ou o pai se dirija ao quarto do bebê para ver efetivamente o que se passa e, mesmo que ele não chore, observar com regularidade como ele está pois é comum que eles pratiquem a noite coisas que já aprenderam, como engatinhar ou sentar.

4. Evitar alguns vícios, como ninar o bebê todos os dias - melhor colocar no berço enquanto você lê uma história ou canta. Também não é indicado colocar no carrinho ou ficar andando pela casa, nem oferecer mamadeira caso ele comece a chorar.

5.Esbelecer uma rotina - defina um procedimento padrão para quando a noite cai. Se você definir que a ordem é banho, jantar e cama, faça sempre assim. Para as mais agitadas, um banho morno sempre acalma. Contar histórias também.

6.Desligue a criança - No final do dia, fuja das brincadeiras mais agitadas, como jogar bola ou cantar canções mais agitadas.
 
7. Acalme a casa - Na hora de fazê-lo dormir, apague a luz do quarto, fale mais baixo, diminua o volume da televisão. A casa não precisa de silêncio absoluto, mas mesmo os adultos têm dificuldade para dormir com nível de ruído alto.

8. Nada de colo - Quando colocar o filhote para dormir, evite pegá-lo no colo ou acariciá-lo até que caia no sono profundo. Ponha-o no berço porque se ele se acostumar com tanto mimo nunca mais teremos sossego!

Referência:


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...