sexta-feira, janeiro 28, 2011

O polêmico mingau




Atire a primeira pedra quem NUNCA deu um mingauzinho se quer,nem que tenha sido apenas para engrossar o leitinho, ao filhote.

Aqui o mingau entrou em ação no 6º mês. Arthur simplesmente não queria o leite puro de jeito nenhum mais! Claro, ele já havia se tornado conhecedor das frutinhas matinais e dos almoços. Logo, o seu paladar estava mais aprimorado... rsrsrs A princípio resolvi suspender os lanches (frutinhas) e adicioná-las ao leite (vitamina) para ver se ele tomava. Acho o máximo e tomava tudo. Só que não temos tantas opções assim de frutas (ao menos que eu tenha coragem de dar a ele) para bater no leitinho. Ele começou a enjoar também. O jeito foi experimentar o Mucilon (condenado por um monte de blogueiras, em comunidades no Orkut, enfim.) A principio usamos o de arroz, depois milho, depois arroz e aveia e agora o multicereais. Temos todos em casa e vamos revezando. Tem dado super certo e ele tem engordado na mesma porporção de quando tomava o leite puro. O retorno ao leite puro é irreversível e não me vejo com muitas opções se não a de continuar com o Mucilon. A Pediatra dele inclusive já sabe.

E por ai? Como é a rotina alimentar do bebê? Quem sabe não aparece por aqui uma sugestão bem bacana que possibilite a extinção do mingau por aqui?

7 comentários:

Madri disse...

Amiga,
Voce esta certissima! Mucilon sim!
Meu afilhdao toma desde bebezinho ! O Pedi indica, pena que a Bia não aceita de jeito algum! aff
Só toma Sustagem Kids, mais ela esta com probleminha de digestão de leite ai num da mais pra dar, uma pena mesmo.
Mais olha Mucilon, Sustagem, Farinha Lactea, Cremogema,tudo isso faz parte da vida de um bebe!Pode dar sem culta!
Beijos no coração.
Madri

Vanessa e Enzo disse...

Gente, o mingau é polêmico? Huhauahuahauhau Relaxa Mariza, aqui fazemos uso e até agora não matou meu filho não... (essas mães radicais...)

Dani Brito disse...

Se formos dar bola para polêmica, ficaremos loucas! E cada dia lançam uma novidade.
Bom, o que condenam no Mucilon, pelo que sei, é a quantidade de açucar. Tá, até aí td bem...

Comigo aconteceu o seguinte: só fomos descobrir o refluxo do Otto aos 8 meses. (imagine o tamanho do meu sofrimento e do DELE) E a pedi sugeriu que eu engrossasse o leitinho dele, para dificultar o retorno do leite, evitando o desconforto.

No começo engrossei com farinha de aveia e farinha de linhaça dourada. Ele sempre tomou bem. Qdo ele estava prestes a fazer 1 ano, entrei com o Mucilon. Sem problemas. E até hoje ele toma ao acordar e antes de dormir - o danadinho tem 2 anos e meio. rs

Bjo e relaxa.

Di disse...

oi mariza! ó, aqui o mingau, na forma de mingau mesmo e não engrossando o leite, nos acompanha desde os 7 meses da Rebeca. E o café da manhã dela. ^^ As vezes faço com frutas, as vezes uso o mucilon multicereais (que foi o que ela aceitou), vez ou outra o de milho, e recentmente acrescentamos a lista a farinha lactea.
aqui eu uso meio copo de leite e a medida do mingau pra isso e dou pra ela no lanche da manhã, la pelas 9h30, 10h.
eles engordam sim, mas não tanto quanto outras coisas por ai. Acredite, é melhor dar o mingau que encher o menino de danoninho e yogurte - no minimo por que esses ultimos são + caloricos, tem - vitaminas e soltam o intestino demais!

enfim, de sem medo, mas tb não exagere. converse com o pediatra pra ver se o mucilon é a melhor opção ou se talvez o sustagem não seja melhor, etc boa sorte!

Manu disse...

Oi amiga,

Eu sempre ouvi os conselhos da pediatra e nunca tinha dado o mingau a Sophia... Até que aos 7 meses o leite puro já não estava mais sustentando... Ela tomava agora e daqui a pouco ela já estava com fome. Me rendi ao mucilon apenas pela manhã e noite e tem dado certo. Continua com o peso dentro da normalidade.

Bjos

Ah estou esperando sua visita viu?

minhafilha-minhaflor.blogspot.com

Aretusa Reis disse...

A Sophia mamou até 1 ano e 4 meses, quando ela passou a tomar leite na mamadeira, ela aceitava melhor com mucilon. Já tentei dar leite misturado com frutas, mas ela simplesmente não gosta, daí prefiro dar o leite puro e a fruta separada!! Ela gosta de leite com farinha láctea, mas não quer conversa com nescau e outros afins. Hoje, ela tá com 2 anos e 2 meses, toma 3 mamadeiras por dia e vou variando, dou puro, com farinha láctea ou com mucilon!

Unknown disse...

Dieta pouco saudável nos primeiros 3 anos de vida pode afetar QI
Estudo realizado no Reino Unido analisou resultado de testes em 14 mil crianças
07 de fevereiro de 2011 | 21h 32

LONDRES - Uma dieta rica em gorduras e açúcares durante os primeiros anos de vida poderia afetar o desenvolvimento do quociente intelectual (QI) das crianças. Assim demonstrou um estudo publicado nesta segunda-feira pelo revista científica British Medical Journal e realizado por especialistas da Universidade de Bristol (Reino Unido).

Os autores da pesquisa baseiam suas conclusões no estudo ALSPAC, realizado com 14 mil crianças nascidas entre 1991 e 1992, e pretendia fazer um acompanhamento a longo prazo da saúde dos participantes. Com este objetivo, os pais completaram questionários detalhados sobre o tipo de comida e bebida que seus filhos consumiam aos três, quatro, sete e oito anos e meio.

Periodicamente, as crianças foram submetidas ao teste de inteligência Wechsler, que revelou que aquelas cuja dieta era pouco saudável apresentaram um coeficiente intelectual menor que os que comiam bem. Os padrões de alimentação entre os quatro e os sete anos não tiveram impacto no nível de inteligência das crianças, mas sim o tipo de dieta até os três anos.

Os especialistas esclareceram que estes estudos sugerem que "os efeitos cognitivos relacionados com os hábitos alimentares nos primeiros anos de vida poderiam persistir mesmo alterando a dieta". No entanto, os especialistas também disseram que estes resultados são "modestos" e recomendaram efetuar novas pesquisas para entender melhor o efeito sobre a inteligência que pode ter um determinado tipo de dieta em uma idade avançada.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...