O brincar é parte integrante do universo infantil sendo através dele que ela aprende, progressivamente, a se relacionar com o ambiente e consigo mesma.Dessa maneira ele depende muito mais do desenvolvimento da criança do que de processos de mídia e de publicidade.
Logo nos primeiros meses, o seu brincar é puramente exploratório, com ênfase nos processos sensoriais e, os brinquedos utilizados, dependem assim muito mais de sua consistência, textura, cor e som que emitem, possibilitando à criança, possibilidades de estimulação a nível auditivo, visual, tátil e, esporadicamente, olfativo ou gustativo. Ao final desse período, já próximo dos dois anos, encontramos a criança com a capacidade de “imitar” padrões de comportamento, simplesmente com finalidade lúdica e exploratória. É freqüente assim, a encontrarmos “fingindo que está dormindo”, por exemplo.
Veja a seguir sugestões de brinquedos para cada fase.
Recém Nascido É através dos sentidos e das primeiras experiências afetivas, que o recém-nascido começa a relacionar-se com o ambiente que o rodeia. Brinquedos como móbiles, caixas de música e personagens, são importantes para o seu desenvolvimento auditivo, visual e tátil. Primeiros Meses Gradualmente o campo de exploração do mundo alarga-se e aperfeiçoam-se as capacidades psicomotoras do bebê, que começa a executar movimentos cada vez mais precisos, agarrando objetos a sua volta. Os chocalhos, os ginásios e os primeiros brinquedos desenvolvem a sensibilidade tátil, estimulam as capacidades auditivas e a coordenação dos movimentos. A partir de 9 meses A partir dos 9 meses, o bebê descobre o prazer de se expressar e de comunicar-se, prestando atenção à variedade dos sons para em seguida imitá-los. Aperfeiçoa também sua capacidade de utilizar ambas as mãos e de coordenar com precisão os seus movimentos. São ideais os brinquedos de empilhar, assim como os brinquedos com sons e luzes.
|
6 comentários:
Aqui oa brinquedos tomaram conta de tudo, e o dudu brinca sozinho por longas horas, eu gosto pq ele chora pouco e eu faço as coisas da casa tranquila.... sempre ensinei ele a brincar sozinho e comigo tbm, mais tudo na sua hora... bjus
Ai que delíciaaaaaaaa Thais!!! Meu pimpolho ainda não fica muito tempo brincando sozinho,mas chego lá!!! Beijocas
Oi Mariza..postei sobre o amigo secreto no blog...bjão e adoramos o presente!
Oi Dê, ficamos muitoooo felizes que vocês gostaram viu? Como te disse antes, o papai do Arthur é paulista (eu o raptei pra cá!!!rsrsrs)então vamos em São Paulo todo ano. Quem sabe não marcamos algo?
Verdade, podemos nos encontrar. Cheira a morango sim.
E pode usar a foto dela aqui sim.
bjs,
Gostei da matéria, aqui o mocinho troca seus brinquedinhos por um controle remoto ou telefone..rsrs
bjos
Postar um comentário