quarta-feira, janeiro 12, 2011

O bisavô do Arthur - Felisberto


Como contei aqui escolhemos a cidade do interior onde vivem os meus avós maternos para passarmos o primeiro Natal do Arthur. Hoje quero falar um pouco sobre o meu avô, ,Felisberto(Filu),que adora o seu nome e costuma fazer a relação com a felicidade! Ele é um homem de um bom humor contagiante! Casado há quase 60 anos com a minha avó, Francisca (Tica), cuidam muito um do outro. É tão bonitinho! Eles ainda brigam, principalmente por que a minha avó resmunga muito! (rsrs) Melhor dizendo, eles não brigam, a minha avó é quem implica com o coitadinho. Mas ele ouve tudo caladinho... Parece que acostumou... (rsrs). Os dois moram sozinhos numa casa humildes mas que oferece a eles tudo o que precisam. O que me encanta lá é o quintal enorme,as plantas, as árvores. A qualidade de vida é outra. Não é a toa que os dois já tem mais de 80 anos e são lúcidos! 
No casamento dos meus pais, fazendo uma das coisas que ele mais gostava

Na cozinha de sua casa, na noite de Natal

O meu avó é um artista! Em sua juventude fez muitos shows com a sua sanfona e compunha muitas canções. Para vocês terem uma idéia, se ele estivesse tocando num bar, terminasse e fosse para outro, as pessoas o seguiam! Na época isso não dava dinheiro e o meu avô foi aventurar-se num garimpo, em Gentio do Ouro e nesta cidade,nasceu a minha mãe. No garimpo ele conseguiu algumas pepitas, mas, segundo contam, a minha avó as vendia por qualquer valor. Segundo contam também ele deixou o garimpo por causa dela (mas isso ele nunca disse e sei que jamais dirá! ).

Fazendo algo que ele adora, batendo papo com o neto
Além destas habilidades, ele é escultor, marceneiro,pedreiro e entende muito de plantas  medicinais e quando mais jovem, costurava as próprias calças! Os quadros que ele esculpia na madeira ( que ele mesmo buscava nas matas) retratavam com bastante sensibilidade a natureza e as construções da cidadezinha onde vive. Costuma esculpir também pratos de madeira e outras coisas que vendia na feira. Quando criança eu gostava muito de brincar com as miniaturas que ele construia. 
Arthur no colinho do biso
Com Hiltinho, outro bisneto

Com o meu maridão



Vovô Felisberto era um homem muito belo. Louro e atlético! A mulherada suspirava! Talvez por este motivo (ainda que não admita) a minha avó tenha vendido a sanfona dele. Quando ele tocava, fazia shows até por 3 noites seguidas! :D Como disse, este vovô é cheio de habilidades. A casa em que ele mora foi construída por ele, que também participou na construção da casa dos filhos, na mesma cidade. Até poço subterrâneo ele sabe fazer! 

Essa ai foi clicada por Hilton Neto e ficou perfeita!
O meu avô tem algo bastante peculiar: se ele comer, alguma vez na vida, algo que não o faça bem, jamais comerá novamente! É uma pessoa que se cuida muito e acredita na cura pelas plantas. Há alguns anos ele sobre um acidente (caiu em casa) e fraturou seriamente o fêmur. Devido a idade, a cirurgia não era aconselhada e não seria fácil ele andar novamente. Ele investiu na cura e determinada, antes do que imaginávamos, voltou a andar com as muletas, até que num belo dia, apareceu na casa do meu tio, totalmente sem muletas!

Com a minha mãe e a minha avó
Outras características muito marcantes em meu avó são: a honestidade, o humor e a memória! Felisberto é um grande homem, que honra os seus compromissos, gosta muito de ouvir e contar piadas e lembra de coisas muito,muito distantes, sobretudo, ele AMA a vida! Sou muito feliz por tê-lo como avô e o amo infinitamente. Espero que ele tenha a oportunidade de ver este post (tio Sandoval,mostra pra ele!). Acho que nunca disse a ele o quanto o amo. Ah, minha avozinha Tica, não fique com ciúmes, o seu post está saindo do forno!

8 comentários:

Unknown disse...

Nossa amiga que lindo, ameiii, muito legal a historia de vida dele e a forma como vc contou.. ameiii... bjus

Agnes, Mãe do Pedro Henrique disse...

linda a historia, parabens!
bjão nesse gatinho!

Anônimo disse...

amei...
familia linda essa nossa.rs

Carol M disse...

Q homenagem linda!!

Deixei um desafio p/ vc no blog:
http://blogvintecinco.blogspot.com/2011/01/desafio-dos-7.html

Bjinhos

Chris Ferreira disse...

Oi Mariza,
que lindo!!!
As meninas aqui em casa tem bisa. Elas amam.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Vanessa e Enzo disse...

Linda história, gosto de ver pessoas assim, sábias, felizes, que são acima de td exemplo!

carla disse...

Realmente muito emocionante! É muito bom poder ter a oportunidade de homenagear quem amamos ainda em vida! Tenho aprendido a cada dia a valorizar esses momentos

Anônimo disse...

Realmente o nosso avô sem duvida alguma foi, é e sempre será um homem incrível...
muito legal adorei.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...